O líder do governo no Legislativo, vereador Alexandre Vargas (Republicanos), propôs um projeto sugestão ao Executivo para que sejam instalados temporizadores em semáforos que tenham os controladores de velocidade. Desta forma, os equipamentos semafóricos possuiriam o temporizador para informar os condutores o tempo restante para a mudança de sinal.
Sete anos depois, UFSM deve voltar a receber a Expofeira em 2022
A proposta nasce em meio à polêmica que envolve os controladores de velocidade no município - e as 23 mil multas aplicadas em pouco mais de dois meses. Como se trata de um projeto sugestão, cabe à prefeitura propor à Câmara.
27ª Feicoop tem mais de 30 atividades virtuais
O parlamentar entende que a fiscalização feita pelos aparelhos que detectam o avanço de sinal têm ocasionado efeitos contrários aos condutores por falta de educação no trânsito. A intenção é que os temporizadores informem com precisão o tempo restante para mudança de sinal, e isso daria condições para o condutor - e até mesmo os pedestres - decidir se prossegue ou deve parar.
RECURSOS
Certamente os temporizadores próximos aos controladores de velocidade contribuiriam para diminuir a incidência de multas por ultrapassar o sinal vermelho ou parar sobre a faixa de pedestres. Mas o assunto ainda requer discussão, já que não parece ser uma tarefa tão simples de ser executada, tendo em vista que envolve estudos de planejamento e viabilidade, além de recursos não estimados para colocar o projeto em prática. Por outro lado, a proposta poderia ser efetivada com a arrecadação das próprias multas, que devem somar cerca de R$ 3,6 milhões (o valor não fica integralmente com o município), sem contar nos demais valores que devem chegar aos cofres do município nos próximos meses.